quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entrevista com o Fotógrafo Steve McCurry

Vi uma entrevista semana passada na Globo News com o fotógrafo Steve McCurry e resolvi postá-la aqui pra quem não viu, poder ver.

"A Menina Afegã" é a foto mais conhecida de Steve McCurry

O fotógrafo norte-americano Steve McCurry é considerado um dos nomes mais importantes da fotografia no mundo. McCurry é conhecido principalmente pela foto que fez de uma garota afegã, refugiada de guerra.

O norte-americano, nascido na Filadélfia, se formou em História do Cinema no Collge of Arts and Architeture, na Pensilvânia. Durante dois anos trabalhou como fotógrafo para um jornal local, mas sempre em busca das melhores imagens e novas aventuras. McCurry começou sua trajetória com fotos espetaculares em uma viagem à Índia, onde trabalhou como fotógrafo freelancer. O reconhecimento internacional começou em 1984, quando conseguiu se infiltrar no Afeganistão ná época da invasão da União Soviética e fez uma série de fotografias no acampamento de refugiados em Nasir Bagh.

"A foto da menina afegã capturou a imaginação do mundo todo em parte porque é uma combinação de emoções diferentes. Há sinceridade na foto. Há um elemento de realismo, de verdade. É como se fosse arrancada da vida. Ela não está posando. Era a única foto que a menina havia tirado na vida”, conta McCurry durante a entrevista.

O fotógrafo revela ao jornalista Geneton Moraes Neto porque não gosta de fotografar celebridades e comenta a experiência adquirida durante todas as coberturas e viagens que fez.


Fonte: Globo News

Um comentário: