sábado, 3 de julho de 2010

Fotografia no cinema


Afinal, o que é a Fotografia de um filme? Várias pessoas falam “ah, mas esse filme tem uma fotografia lindíssima” ou “o filme é mediano, mas vale pela excelente fotografia em preto-e-branco” E Direção de Arte? É a mesma coisa?

Fotografia em Cinema nada mais é do que o princípio da Fotografia convencional aplicado à sétima arte (em inglês, chama-se Cinematography). Tudo que deve ser observado por um fotógrafo profissional em seu trabalho também deve ser feito pelo Diretor de Fotografia, que é a pessoa responsável por ajustar a câmera, envolvendo aí lentes, posicionamento, composição, antes de uma cena ser feita. Por isso, é imprescindível que ele trabalhe lado a lado com o Diretor do filme, que é quem vai lhe passar as instruções de como algo deve ser mostrado na tela. Mas talvez a principal característica da Fotografia seja mesmo o equilíbrio de luz. É o básico. Sombras, preto e branco, cores estouradas, seja o que for. Dominar a luz é fundamental para que uma foto/cena fique boa. E como um filme nada mais é do que uma série de fotografias colocadas em movimento contínuo (daí o termo motion picture), nada mais natural que os mesmos cuidados técnicos sejam tomados, de preferência, por um profissional da área. Não é a toa que existem associações específicas para fotógrafos de cinema e categorias separadas em premiações como o Oscar. Assim, quando apenas a Fotografia de um filme é elogiada, provavelmente é porque as imagens valem mais do que a história, por exemplo.

As fotos do filme são fotogramas escolhidos pelo estúdio e revelados como fotos estáticas para divulgação. Elas não são feitas com máquinas fotográficas convencionais ou digitais, mas sim com a câmera de filmagem, que roda os famosos 24 fotogramas por segundo. Aproveitando o gancho, vale lembrar que o processo do cinema digital é diferente. As imagens são gravadas em um computador e não em película. Mas, no meio profissional, todos os cuidados com iluminação e focagem também devem ser tomados.

Quanto à diferença em relação à Direção de Arte, podemos dizer que Direção de Arte é o conjunto visual de um cenário, ou seja, a combinação de objetos, cores, formatos, tudo que se relacione com os personagens mais importantes da cena, de forma que aquilo que se vê forme um mundo próprio deles. Uma analogia: dizem que o quarto de uma pessoa diz muito sobre ela através da decoração. Pois bem, está aí: ao escolher o visual do seu quarto, colocando nele coisas que você gosta, acredita e lhe fazem bem, você está sendo seu próprio diretor de arte.
Também conhecidos como cinematografistas, alguns dos mais prestigiados diretores de fotografia foram/são:

Andrzej Sekula
César Charlone
Chris Menges
Humberto Mauro
John Toll
Michael Ballhaus
Robert Elswit
Néstor Almendros
Robert Richardson
Sven Nykvist
Vittorio Storaro
Eduardo Serra
Seamus McGarvey

A mais conhecida associação de cinematografistas é a American Society of Cinematographers (A.S.C.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário