terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Recorde: Foto de 26 gigapixels


.

Sim, existe maluco para tudo. Nessa semana ficamos sabendo que foi quebrado o recorde de imagem com maior definição disponível no mundo. Uma foto panorâmica com 26 gigapixels da cidade alemã de Dresden foi colocada a disposição dos internautas no site Gigapixel Dresden. Claro que a imagem não foi feita em uma única captura, mas o processo envolvido, apesar de simples, não deixa de ser impressionante.



O equipamento usado foi uma Canon EOS 5D Mark II de 21 megapixels de resolução máxima. As imagens foram feitas em um único dia durante 3 horas de trabalho. Para facilitar a movimentação do equipamento, foi utilizado um robô para que os ângulos da captura fossem corretos. Quem já se aventurou pela prática da fotografia panorâmica conhece bem o procedimento. Durante esse período foram capturadas 1.655 imagens em resolução máxima que foram salvas diretamente no HD de um notebook. Todas essas imagens ocuparam um espaço de mais de 100 GB.


A lente utilizada para fazer as fotos foi uma Canon 400mm da série L com diafragma ajustado em f/5,6. Toda a parafernália para realizar as fotos pesava mais de 8kg. Porém, a parte realmente complicada foi montar a imagem final. Foi utilizado um computador com 16 processadores, 48GB de memória e um espaço de disco disponível de 4,5 TB. Ao final de 94 horas de processamento, foi obtido uma imagem com 61GB de tamanho em disco e resolução de 297.500x97.500 pixels. Se fosse impressa em qualidade fotográfica a imagem atingiria o tamanho de 105x35 metros.


Pode parecer um exagero, mas cada vez mais empresas vêm utilizando esse tipo de fotografia panorâmica para propaganda de produtos e ambientes. O mercado imobiliário e de turismo se utiliza muito dessa tecnologia. Porém, tamanha resolução é uma coisa não muito comum nesse mercado.


Quem quiser passear pela foto de 26 gigapixels é só ir até o site oficial da empreitada. Embora a resolução seja gigantesca, o carregamento da página é rápido.
.
Fonte: Meio Bit Fotografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário