2 - Qual o seu argumento?
No final não importa quem é o potencial modelo que você vai abordar, pois você tem que saber o que você vai dizer antes fazer isso. Precisa deixar as pessoas confortáveis com a idéia de fotografá-las. Você precisa, no mínimo, ser confiante e entender do que está falando.
Uma abordagem ruim: “Oi, vendo fotos de pessoas na Internet e você é muito bonita e atraente. Você se importa de eu tirar algumas fotos suas algum dia?”
Uma abordagem melhor: “Olá, meu nome é (XXXXX) e eu sou um fotógrafo freelance de Stock (banco de imagens). E estou a procura de novos modelos e, caso você se interesse, esse é o meu cartão com os meus dados de contato e o meu site.”
Isso pode ser nada mais que um hobby para você, mas você não está sozinho nesse mercado. Fotografia Stock é um negócio e quando você fotografa para seu portfólio no Stock, você está fotografando para um negócio. As fotos desse site são utilizadas em site como o da Apple, da Maxim, em comerciais da Subway. Suas fotos podem não ter sido escolhidas ainda, mas sempre existe a chance - isso não é como fotografar para o álbum da família. Sinta-se confortável o suficiente para autodenominar-se um freelancer ou se preferir utilize a palavra “aspirante” se te faz sentir mais confortável. A ideia não é mentir e dizer que você é alguma coisa que não é, se bem que isso pode significar que você é um idiota com uma câmera até um profissional com fama internacional.
.
.
3 - Respeite o seu modelo
Pode ser tentador para minimizar a importância do contrato de modelo, entregá-lo para o modelo de qualquer forma e falar:”! ahh, isso é só para as fotos poderem ser utilizados no meu portfólio.” Essa é abordagem totalmente errada, pois mesmo que o modelo não leia o contrato e assine de qualquer jeito, você pode ter problemas legais mais tarde - e se ele não ler o contrato e você não der a devida atenção e explicação para que serve e qual a sua importância você pode ser taxado de mal intencionado e terá, sem dúvida, um modelo furioso na sua frente sem falar, é claro, na propaganda negativa que isso irá gerar.
Tire algum tempo para explicar rapidamente o que pode e não pode ser feito com as fotos que você colocar a venda nos sites de Stock. O contrato de modelo é amplo e o acordo de licenciamento dos sites de Stock é feito para cobrir o maior numero possível de tópicos, logo, se você estiver prevendo uma longa discussão sobre o contrato de modelo, tragar uma cópia do contrato de licença também.
Se você estiver trabalhando com alguém relativamente desconhecido é provavelmente que essa pessoa queira garantir a sua segurança, ainda mais na primeira vez, permita que ele traga junto um acompanhante - um amigo ou membro da família. Não esqueça de informar ao seu modelo que a eventual presença de um acompanhante é para ele se sentir seguro e que o acompanhante não irá interferir de forma alguma nas fotos. A maioria dos modelos leva a sério o seu trabalho e não terão problema com isso e, provavelmente, levarão a mesma pessoa sempre. Alguns acompanhantes se oferecerão para ajudá-lo com refletores ou acessórios. Se sentir confortável com isso, provavelmente, seu modelo também se sentirá.
Continua…
.
Fonte: Fotografar Vender e Viajar
Ellen cheguei aqui, a partir do flickr,eu sou uma amadora,principiante que agora aos 60 é que está entrando com muito prazer neste mundo fantastico da fotografia. Tenho uma maquina boa,mas agora é que começo a descobrir o potencial dela.Este blog, foi um achado, perfeito e da hora! Obrigada pelas dicas preciosas! Bsosssss Eliana
ResponderExcluirOlá Eliana! Seja bem vinda ao blog e espero que ele seja útil na sua caminhada pela fotografia! =) Caso tenha interesse em algum assunto em específico dentro da fotografia, é só falar que farei o possível para postar algo a respeito!
ResponderExcluirBeijos e volte sempre!
Ellen