quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Fungos nas lentes? Proteja-se!



.
Um dia desses um amigo me perguntou sobre "fungos nas lentes". Eu ainda não tive esse problema (e espero não ter), mas resolvi pesquisar pra poder ajudá-lo!
Encontrei um artigo interessante sobre isso na Fotozine.
Aqui vai uns trechos interessantes. Mas vale a pena ler o artigo todo!
.
Fungos, que "bicho" é esse?
.
"Não é que fungo não goste de luz. Na verdade, os fungos que atacam objetivas não são afetados por luz em geral, mas apenas por luz ultra-violeta. Sabemos que o sol apresenta luz ultra-violeta e antigamente armazenáva-se lentes em contato com luz do sol (mesmo a luz do sol indireta propaga UV). Muitos também adotaram (e ainda adotam) terapias de choque, baseadas na exposição da lente ao sol, por 1 ou 2 horas, como forma de interromper a propagação de fungos.
...
O que causa o desenvolvimento de fungos numa objetiva é a ocorrência de contaminação orgânica na superfície em sua superfície ou em seu interior. Coisas como oleosidade, poeira e partículas diversas. Logo, o primeiro cuidado é manter suas objetivas muito bem limpas! Deixá-las expostas ao relento é um péssimo negócio pois estará apenas acumulando um bom banquete para os fungos.
Também deve-se evitar armazenar objetivas em recipientes orgânicos (estantes ou caixas de madeira, bolsas de couro, etc) ou em contato com materiais orgânicos (certas correias de câmera, capas de objetivas, etc). Nesse sentido, tapeware e caixas de vidro (sem silicone) são excelentes. Naturalmente, mantenha tais caixas também limpas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário