segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O que é BOKEH?

Navegando pelo flickr tenho visto muitas fotos com comentários “lindo bokeh”. Fui pesquisar no digníssimo Sr. Google e encontrei algumas explicações: Wikipédia  Bokeh (do Japonês boke ぼけ, "blur") é um termo usado na Fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas.[1] Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são freqüentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário.”
Pesquisando um pouco mais encontrei no forum Brfoto:
Tem a ver com duas coisas principais:

O formato: Quando não se está utilizando a abertura máxima, o diafragma (íris) começa a atuar e o formato dele afeta o formato do bokeh. Se o diafragma têm 5 lâminas, um ponto de luz fora de foco resultará em uma forma pentagonal, se ele tem 8 lâminas, ele resultará em uma forma octagonal (ou seja, mais próximo de um círculo).

A distribuição da luz dentro do formato: Um bokeh bonito tem a mesma intensidade de luz em toda a sua área.

Veja
a segunda foto, a da lâmpada, no link que enviaram neste mesmo tópico.
Ela foi tirada com uma 50mm em 1.8 (abertura máxima), logo os pontos de luz se transformaram em círculos perfeitos, mas como essa é uma lente "barata" seu bokeh não é perfeito. Perceba que os círculos tem a borda mais clara. Esse efeito pode até ter ficado legal nesta foto, mas em geral círculos homogêneos geram um bokeh mais bonito.”
O fotografo e professor da Escola de Imagem, Rômulo Lubachesky, escreveu um artigo sobre isso e deu o nome ao seu estúdio de BOKEH.
Para baixar o arquivo em português em PDF clique AQUI
O fotógrafo Michael Johnston disponibiliza em PDF também um outro artigo sobre as propriedades de BOKEH de várias lentes.
[]'s Ellen Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário