sábado, 12 de junho de 2010

Técnica do Strobist

Deu na Fotografe Melhor



O strobist é uma denominação em inglês muito difundida pelo fotógrafo norte-americano David Hobby no blog strobist.blogspot.com . Refere-se à técnica de iluminação e composição baseada no uso de flashes dedicados, disparados remotamente via ondas de rádio ou fotocélula. A técnica permite o uso criativo da iluminação em função de um ângulo diferente daquele simples disparo do flash em cima da câmera.
A principal ideia de quem pratica o strobist é extrair o máximo dos pequenos flashes externos, usando-os como se fossem cabeças de flash de estúdio, aplicando as mesmas técnicas de iluminação, com acessórios idênticos adaptados, a fim de realizar as sessões fotográficas em qualquer lugar, seja longe ou perto de uma fonte de energia.
O objetivo do movimento strobist também é criar variações de ângulos, conjugar flashes, improvisar acessórios de iluminação como hazies, refletores, snoots e softboxes caseiros, rebater, difundir e concentrar a luz por meio de zoom do flash, entre outras técnicas de iluminação.
No blog do fotógrafo é possível assistir a videos com dicas e truques sobre o tema. Para quem não domina o inglês, há uma versão brasileira em strobistbrasil.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário