quarta-feira, 23 de junho de 2010

Adobe apresenta lente capaz de tirar fotografias em 3D


Tirar uma fotografia em 3D é possível? Ao que tudo indica sim, segundo a Adobe essa será uma realidade de um futuro bem próximo! O vice presidente de desenvolvimento para imagens digitais da Adobe, Dave Story, demonstrou o que vem a ser uma lente especial, capaz de tirar fotografias em 3D.
A criação é formada por 19 pequenas lentes, que conseguem capturar uma imagem de vários ângulos diferentes. A vantagem desse tipo de fotografia está mais nas possibilidades de edição. Por exemplo, você tirou uma fotografia, mas quer remover alguns elementos dela, o que você faz? Usa as ferramentas de edição do Photoshop (Pode ser outro também), para remover e apagar a parte indesejada. Mas não é só apagar, precisamos adicionar algum elemento no local, para fazer o “enxerto”.
Com essa engenhoca apresentada pela Adobe, esse trabalho de edição fica facilitado. Depois de tirar a fotografia, a imagem das 19 câmeras é processada por um software, que consegue perceber a profundidade da imagem. Com a profundidade da imagem calculada, precisa apenas determinar que um objeto deva estar “desligado” da imagem, ou simplesmente excluir uma parte. De maneira semelhante ao que fazemos em um ambiente 3D. Se não queremos um objeto, podemos simplesmente desligar a sua visualização.
Isso tudo, vai demorar alguns anos pra ser utilizado em maquinas fotográficas comuns.
A partir daí a mágica acontece: você pode reconstruir o foco de uma determinada área da foto, rotacionar a imagem e fazer coisas que fisicamente são impossíveis. As aplicações são inúmeras, principalmente em propaganda, onde campanhas seriam refeitas sem necessariamente reunir todo o time para realizar uma nova foto.
Você pode conferir um vídeo completo aqui. Mas eu pergunto: quando a câmera que está aí ao seu lado terá sua própria lente 3D?


Nenhum comentário:

Postar um comentário