domingo, 27 de junho de 2010

3 dicas para fotógrafos freelancers


Existem três caminhos para seguir para quem quer ser fotógrafo, o primeiro é ser contratado por uma empresa (CLT), segundo é montar seu próprio negócio e o terceiro e mais comum na vida daquele que estão começando na fotografia que é freelancer.

O freela, como é mais conhecido, é um tipo de atividade que pode ajudar a completar a sua renda. É uma alternativa ao fotógrafo que ainda não possui sua lista de clientes ou para aqueles que querem apenas fotografar sem se envolver em outras atividades como atendimento, marketing, serviços administrativos, logística, vendas, etc.
Freelancer para muitos é uma opção de carreira, por isso buscamos três dicas que podem facilitar muito o seu trabalho.

1 – Não adianta ser bom, você precisa aparecer

Para conseguir seus trabalhos (freelas), o primeiro e mais óbvio passo é ter um portfólio. Se você não fizer uma divulgação “pesada” e consistente em seu site/blog/flickr continuarão sem saber quem é você, ainda que contenha alguns trabalhos de altíssima qualidade.

E outra coisa, não se esqueça de utilizar as mídias sociais (Facebook, Orkut, twitter) para ajudar na divulgação. A maioria desses ambientes é visitada por outros fotógrafos que buscam freelancers.

2 – Organize sua agenda

Uma qualidade do freela é ser flexível, mas é preciso saber que para ser um freela é preciso muita organização, principalmente tempo.

Estabeleça a duração do seu freela: mesmo para os freelas que cobram um valor por saída, é muito importante para você identificar quanto normalmente duram suas saídas e quanta grana esta fazendo.

Reserve um tempo para aqueles que lhe dão serviço: é importante investir algum tempo se comunicando com os clientes – seja por telefone ou em reunião, ou ainda em outra opção – pode até parecer que nessas horas você não está produzindo, mas lembre-se que essas pessoas é que lhe dão trabalho. Para essas reuniões procure um tempo onde não esteja fotografando.

Automatize o processo: você não se tornou um freela para gerenciar os processos administrativos do seu negócio. Você quer ficar livre de tarefas burocráticas e ter tempo para fotografar? Então utiliza ferramentas para fazer cada parte da sua agenda automática e deixar você fazer o que de fato tem que fazer. Existem milhões de aplicativos na web que são bons para gerenciar essas funções. É mais uma questão de encontrar um que se encaixe no seu perfil e nas suas necessidades.

3 - Tenha um excelente relacionamento com os fotógrafos que te contratam. Eles são seus clientes.

Seja profissional: contratar um freelancer é, muitas vezes, uma forma de identificar um empregado em potencial. Cumpra seus prazos e comporte-se como um integrante da equipe de que lhe contratou, seja uma empresa ou um fotógrafo – que você será visto como tal, além de receber diversas recomendações e novos trabalhos.

Saiba qual é seu valor: o grande problema que perseguem os freelancer é não saber exatamente qual é seu valor. Principalmente os novatos que tendem a subestimar seus serviços. Mas lembre-se de levar em conta a experiência do seu concorrente local. Superestimar seu valor também não é bom e vai dificultar a contratação do seu trabalho.

Foto de: www.flickr.com/photos/arturborzecki

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