segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Equipamento básico de estúdio


Embora eu procure dar dicas acessíveis para todos aqui no DDF muita gente me pergunta sobre Montagem de Estúdio. Embora não seja algo super acessível é possível montar um estúdio até mesmo na sua casa e com poucas luzes você já conseguirá fazer fotos lindas. Então aqui estão algumas dicas iniciais para montar o seu estúdio:


O local

Antes de tudo pense se você irá montar o estúdio de forma estática ou se ele será “móvel.” Caso você queira montar um estúdio na sua sala será necessário fazer isso de forma que fique fácil rearranjar os móveis e montar o espaço. Se for complicado demais você vai usá-lo pouco! Melhor ainda é se você puder usar um cômodo somente para isso.

O tamanho do local depende do que você vai fotografar. Para Still (produtos) uma sala pequena e uma mesa de fotografia Still serão o suficiente. Se você quer fotografar pessoas é preciso de bastante espaço para circular e para que caiba o corpo inteiro no quadro só aparecendo o fundo. Caso queira fotografar grupos ou objetos maiores você precisará de um espaço bastante amplo e alto. Basicamente é preciso ter bastante espaço entre o assunto fotografado e o fundo, e ainda assim um fundo que cubra todo o quadro. Não vou passar medidas exatas: o ideal para saber o que você precisa é visitar ou alugar estúdios e perceber como funciona!

Caso o local seja pequeno é importante que as paredes não sejam brancas. Caso elas sejam você não conseguirá controlar muito bem as luzes, pois elas irão refletir nas paredes. Escolha uma cor escura, de preferência neutra (cinza/preto) junto com outras paredes claras, ou uma cor neutra (no caso de retratos paredes pintadas de marrom/madeira não irão atrapalhar no balanceamento de cores refletidas.)

O fundo

O fundo infinito é a característica principal do estúdio. Ele pode ser feito de papel, tnt, tecido, borracha ou mesmo direto na construção da parede. Veja o que é mais em conta para você. O importante é que o fundo branco deve ser bem liso (nesse caso não é muito recomendado o uso de tecido pois ele faz dobras – use tecido somente para fundos escuros.) Em lojas de fotografia você encontra várias opções de fundo. Pesquise e você encontrará algo adequado para o seu estúdio.

Iluminação

A iluminação mais básica para um estúdio consiste em iluminar o fundo e o assunto. Digamos que, para um setup básico, você vai precisar de uma luz principal (1), uma luz de preenchimento (2) e uma luz de fundo (3.)
.
.
Com esse setup já é possível realizar quase todo tipo de foto (principalmente retratos.) Adicionando mais luzes você poderá começar a criar efeitos mas, a princípio, já dá para se virar muito bem com essa organização. =)


Esse é o básico do básico. Lembre-se que tudo depende de que tipo de foto você vai fazer e de acordo com isso conseguirá saber quais acessórios precisa – para still uma mesa especial é essencial, para retratos precisamos de bancos e som ambiente e para fotografar crianças é preciso um ambiente preparado com brinquedos. Tudo depende do seu nicho!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário