quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Limpando seus cartões de memória



.
“Ah, vai lá e apaga direto na câmera as fotos que não quer mais“


um de seus amigos te sugeriu quando vc questionou o que fazer depois de fazer o download das fotos.

“Não, não, por segurança, formate o cartão diretamente em sua câmera“

gritou outro amigo.

e um último amigo te da a dica

“a melhor forma seria uma formatação em baixo nível. Claro, se sua câmera tiver esta função“

Para muitos que estão iniciando na fotografia digital, alguns destes conceitos podem ser muito confusos, como por exemplo: O que é formatação baixo nível, ou o que acontece se eu somente as deletar do cartão?

Muito bem, as descrições a sequir tratarão de certos assuntos mais técnicos mas não iremos aprofundá-los, somente dar uma passada para não ficar certos itens no ar. Também tomaremos com base que todas as câmeras trabalharão da mesma forma, mesmo sabendo que existem funções que variam de marca para marca.

Vamos então começar pelo básico, fazendo uma simples analogia.

Imagine que seu cartão de memória seja um livro. Um simples livro com um índice e as páginas correspondentes. Talvez um livro com aproximadamente 50 páginas de índice (chamado em inglês de table of contentes – TOC) e outras 450 de conteúdo, totalizando 500 páginas.

O funcionamento de câmera, basicamente falando, se comporta da seguinte maneira. Quando você tira uma foto, todas as informações da imagem capturada (todas as informações capturadas pelo sensor) são gravadas em uma página deste livro e então a referência desta página é então registrada no índice do livro (TOC).

Após um exaustivo dia de trabalho fotografando, você então descarrega todas as suas imagens para seu HD e está com seu cartão de memória “pronto” para ser usado em uma nova cobertura. Disse pronto, por já ter efetuado a cópia e um possível backup das imagens em seu computador, mas ainda é necessário apagar seus dados para então abrir espaço para as próximas imagens que serão capturadas.

Vamos analisar alguns métodos existentes para apagar os dados de um cartão.

Deletando as fotos

Quando você deleta uma foto, você está somente apagando a referência desta imagem em seu índice. Isso permite que a câmera saiba que uma determinada página está disponível para ser escrita por cima. De qualquer maneira, este procedimento, em termos práticos, estará somente afetando o índice (TOC) do seu livro, não necessáriamente apagando os dados de uma determinada página, que ainda permanecem lá até que outros dados sejam escritos por cima, ou melhor dizendo, até que outra imagem ocupe o espaço, que para a câmera está disponível.

Formatação Alto Nível

Até os últimos anos, este era o único procedimento de formatação disponível nas câmeras fotográficas. Talvez você não saiba que se chamava formatação alto nível, pois somente era descrito como “FORMAT”. Este era o jeito mais fácil de se apagar tudo de um cartão e começá-lo do zero. Como uma deleção simples, este comando simplesmente vai até o índice do livro (TOC) e apaga todas as suas informações de uma só vez. Como dito, a câmera somente sabe se há ou não uma determinada imagem num cartão, olhando através do TOC, e como não há nada disponível nele, ela assume que todo o espaço estará disponível. Lembrando que este procedimento ainda trabalha somente com a eliminação do conteúdo do TOC, não do cartão como um todo.

Formatação baixo nível

Agora sim falaremo do real destruidor. A formatação baixo nível, não somente apaga os dados do índice(TOC), mas acaba com todo e qualquer conteúdo disponível em todas as páginas do livro. Quando a formatação é completada, você terá um livro sem um índice e com todas páginas preenchidas com zeros, sendo impossível recuperar qualquer tipo de informação que antes existiu neste livro.

O que tudo isso quer dizer?

Se você quer realmente partir do zero e obter a máxima performance em termos de espaço, use a Formatação Baixo Nível, caso sua câmera a possua.

Caso não, tome um pouco mais de cuidado, pois sua câmera irá constantemente sobrescrever nestas certas páginas, que estão teoricamente liberadas. Porém acontece um problema um tanto quanto comum, chamado de fragmentação. Nem todas as imagens ocupam somente uma página. Pode ser que algumas passem para outras páginas, ocupando por exemplo a pagina 342 e 343. Quando vc deleta uma imagem, que está presente nesta página, então de acordo com o TOC, ambas estarão livres. Então é registrada uma nova imagem que somente irá ocupar a página 342. Uma outra imagem é registrada, mas por conter mais informação, esta então ocupará 2 páginas. De acordo com o TOC, a 343 está livre, depois disso somente a 415 está liberada, fazendo com que esta próxima imagem seja registrada ocupando páginas não sequenciais. Isso é o que acontece quando seu HD necessita ser desfragmentado, ficando lento em certas operações.

Não existem somente desvantagens no método de deleção e formatação alto nível. Somente com estes métodos que é possível uma futura recuperação dos dados de um cartão, caso você venha a apagá-lo acidentalmente. Uma vez utilizada a formatação de baixo nível, nada mais é possível ser recuperado.

De forma alguma queremos ditar qual o melhor ou pior método para se apagar o conteúdo de um cartão de memória, mas espero que as informações acima sirvam de base para você escolher a melhor opção no futuro.
.
Fonte e Texto Original em inglês: Digital Photography School

4 comentários:

  1. Muito legal teu blog..sou um fotografo iniciante pra mim foi muito importante a dica..

    ResponderExcluir
  2. Te convido a visitar meu blog www.batefoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ajudem , por favor amigo meu cartão de memoria de minha filmadora ac -h7 panasonic com 64gb não quer mais ler e o problema e que tem cerca de 30gb ocupados por um casamento , e agora oque eu faço.

    ResponderExcluir
  4. Eu formate meu cartão SD na cânon 6d em baixo nível, é possível a recuperar algum dado em algum programa?

    ResponderExcluir