terça-feira, 13 de outubro de 2009

Corrigindo a exposição


Vi no blog da Editora iPhoto um post do Altair Hoppe sobre exposições e achei interessante postar aqui.


Por mais experiente que o fotógrafo seja, com certeza, em algum momento da carreira ele regulou o fotômetro, a velocidade ou a abertura de forma inadequada. Resultado: fotos subexpostas ou superexpostas. Para quem está iniciando e não está acostumado aos termos fotográficos, uma foto subexposta significa que a imagem está escura demais. Enquanto uma foto superexposta está clara demais.

O erro de exposição causa um efeito devastador na imagem. Em ambos os casos, a fotografia fica sem definição precisa nas cores e nos elementos. Apesar do estrago, o Photoshop possui muitos recursos eficientes para corrigir a exposição. Vamos mostrar um dos recursos mais fáceis e produtivos. Com um pouco de dedicação e paciência, o fotógrafo chega a uma exposição com níveis perfeitos de brilho e contraste.
 .
Para solucionar a subexposição
.

.
Observe a foto acima (fig. 1). Veja que a foto está subexposta, ou seja, a imagem está muito escura. Mal dá para ver a modelo. Para corrigir, duplique a camada com o atalho Ctrl J. A seguir acesse na paleta Camadas a caixa Modos de Mesclagem e selecione a opção Subexposição Linear (fig. 2).
.

.
Observe que as cores foram clareadas e também houve um aumento de brilho em toda a fotografia. Nesse caso, a foto ficou ainda escura demais. Por isso, duplicamos mais uma vez essa camada com o atalho CTRL J. Nesse caso, ficou um pouco claro demais, então acessamos na paleta Camadas a opção Opacidade e reduzimos para 60% (fig. 3).
.


.

Regule essa opção até a exposição ficar adequada. Veja o resultado final do ajuste na figura 4. O efeito é quase idêntico a uma exposição correta pela câmera. Nos Modos de Mesclagem outra opção para clarear a imagem é a Divisão. Se necessário, depois da mesclagem, podemos fazer os ajustes finos com o comando Níveis (Ctrl L) ou Curvas (Ctrl M).
.


.

 Para solucionar a superexposição
.

.

Veja acima (fig. 5). A foto está superexposta, ou seja, a imagem está muito clara. O primeiro passo é duplicar a camada com o atalho Ctrl J. Agora acesse na paleta Camadas a caixa Modos de Mesclagem e selecione a opção Superexposição Linear (fig. 6).
.


.

 Observe que num piscar de olhos as áreas claras da foto são escurecidas. Se a mesclagem ficar escura demais, regula a opção Opacidade na paleta Camadas para reduzir o efeito. A figura 7 mostra o resultado final da correção.
.


.

Se após a mesclagem por Subexposição ou Superexposição a foto ainda permanecer clara ou escura demais, duplique novamente a camada com o atalho Ctrl J para dobrar o efeito da correção. São raros os casos onde não há jeito de corrigir problemas de exposição no Photoshop. Tenha sempre paciência e capricho para fazer uma correção perfeita. No Photoshop CS2 foi introduzido o comando Exposure dentro do menu Imagem > Ajustes, que é mais um recurso interessante para os fotógrafos acertarem a exposição. Para quem ainda usa o Photoshop CS, outro recurso interessante é o comando Sombra/Realce. Antes de escolher um método, teste os comandos e veja qual dá os melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário