domingo, 9 de janeiro de 2011

O Still de Cinema



O trabalho de um fotógrafo de Still de Cinema, é um profissional que acompanha as filmagens, fazendo o “making of” do trabalho e produzindo fotos que serão usadas para a divulgação na imprensa, cartazes e folders.
Foto: Mary Ellen Mark

O diretor de fotografia é uma figura essencial no trabalho de Still, é ele que dá a palavra final da imagem da cena: o contraste, a luz e o clima devem estar exatamente como ele quer.
E o fotógrafo de Still apenas reproduz este clima o mais precisamente possível, portanto deve ser, antes de tudo, um bom e paciente observador do trabalho do diretor de fotografia, não adianta querer inventar uma outra cena...

Por isso, o trabalho pode se restringir a fotografar cenas previamente estabelecidas, como as de ação, as mais bonitas e as que apresentam o protagonista, ou fazer uma cobertura completa, como um registro histórico-jornalístico da produção.
O fotógrafo tem que estar super-atento ao ritmo de trabalho do diretor de fotografia e, de certa maneira, ao seu pensamento também, fazendo seu trabalho sem comprometer o ritmo das filmagens, sem perder de vista a qualidade e a importância das fotos.
É importante também que o fotógrafo conheça o roteiro do filme, além do tipo de luz, para saber com antecedência quais filmes e objetivas vai utilizar.
Deve estar atento para os enquadramentos que o diretor do filme e de fotografia vão realizar, e é preciso encontrar sempre um tipo de objetiva de distância focal similar à utilizada pela câmera de cinema.
Além de tudo isto, os fotógrafos desta área são unânimes na hora de afirmar que trabalhar em um filme é saber trabalhar em equipe, pois num filme, milhares de peças têm de se encaixar na hora certa: a luz, a atuação, o cenário, o figurino, a direção etc.


Foto: Allstar

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas!!!

    Abraços fraternos.
    AF Rodrigues.

    ResponderExcluir