sábado, 1 de maio de 2010

Matthew Albanese, o criador de novos mundos

À primeira vista parece que estamos diante da fotografia de uma paisagem completamente natural, tal o realismo do tornado nas planícies ou da incrível e bucólica montanha. Contudo, estas imagens são o resultado surpreendente do trabalho de Matthew Albanese, que cria miniaturas em seu estúdio, e fotografando-as nos leva a uma perspectiva de extrema realidade.
Matthew vive em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e começou o seu trabalho há apenas dois anos. Construindo miniaturas de paisagens e depois fotografando-as de ângulos específicos, oferece ao observador uma visão ímpar, criando uma perspectiva fascinante das imagens que parecem completamente reais.
Todo o panorama é criado com elementos simples, utilizando materiais tão variados como lã de aço, algodão, temperos de cozinha, gesso ou cimento. Posteriormente, essa construção é submetida a uma mistura de diversas técnicas fotográficas, nomeadamente escala, profundidade de campo, balanço de preto e branco, iluminação, e ângulos de câmera. Tudo isto possibilita mudar completamente a aparência do material utilizado, dando vida e realismo às maquetas.
Geralmente, as miniaturas são destruídas pelo fato dos elementos utilizados serem de curta duração ou, algumas delas, serem destruídas no próprio processo da captação de imagem, como é o caso da incrível fotografia de uma sala-de-estar pegando fogo. Em alguns casos Matthew cria maquetas compostas para uni-las num só trabalho. O resultado é surpreendente, levando o observador, em primeira estância, a acreditar que todas essas lindas paisagens são de lugares reais no globo.

.
Matthew Albanese não mantém em segredo o processo de criação do seu trabalho. Na verdade, ele explica como a perspectiva real de seus trabalhos é feita através de elementos simples mostrando, inclusive, fotos do making of de suas paisagens. Uma atitude interessante e indispensável pois, sem elas, seria difícil dizer se tais imagens são reais ou não. Simplesmente Fascinante.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.




.
Incrível o trabalho dele não? Quer saber mais? Acesse o site dele aqui!

Fonte: Obvious

Nenhum comentário:

Postar um comentário