quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fotógrafos Famosos - A

 Araquém Alcântara (1951)
.

.
Um dos mais importante fotógrafos de natureza do Brasil nasceu em Florianópolis (SC) e foi criado em Santos, no litoral de São Paulo. A trajetória profissional de mais de três décadas inclui passagens pelas revistas "Isto É" e "Veja", mas foi mesmo na carreira independente a partir de 1985 que Araquém Alcântara mais se destacou.
Por todo o país, o premiado fotógrafo captura com sua objetiva, desde os anos 1970, a biodiversidade e cultura brasileiras. Araquém já esteve em todos os parques nacionais, realizou dezenas de exposições individuais e publicou 39 livros --entre eles, "Terra Brasil", obra de referência para ambientalistas, profissionais e viajantes, que foi publicada em 1998 e é, até hoje, o livro de fotografias mais vendido do país.
A carreira de sucesso também é reconhecida no exterior. Araquém foi o primeiro brasileiro convidado a produzir uma edição especial para a revista "National Geographic", intitulada "Bichos do Brasil", possui fotografias em acervos de museus internacionais e é o único brasileiro a integrar a equipe de um dos maiores bancos de imagens da vida selvagem do Japão, o Nature Productions, de Tóquio.

Da sua produção constam:

16 livros
18 livros em co-autoria
3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais
56 exposições individuais e 25 exposições coletivas
inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior.
.




.

3 comentários:

  1. Pessoal,

    Gostaria de convidar a todos para a 3ª Maratona Fotografica de Pirenópolis, em Goiás. Mais informações www.pireneus.org.br/maratona

    Abs

    Equipe da Maratona

    ResponderExcluir