Foto: José Rosa
Amanhã é o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Para celebrar a data, alguns amantes desta técnica fotográfica se reunirão neste fim de semana no V Pinhole Day no Planalto. O fotógrafo José Rosa, autor do Projeto Fotolata, fará demonstrações da técnica pinhole no pátio do Museu da República, em Brasília, no sábado e no domingo.
A imersão na fotografia pinhole exige apenas alguns poucos recursos: uma câmara escura (que pode ser uma lata pintada de preto por dentro), papel fotográfico (ou filme) e químicos para revelação. No site do Projeto Fotolata, há um vídeo que registra uma das oficinas ministradas a crianças por José Rosa. Antes de fotografarem, os alunos ouvem a explicação do fotógrafo acerca do processo de formação da imagem após a passagem de luz pelo buraquinho na lateral da lata. A revelação das fotos é feita dentro do trailer de José Rosa.
Outros estados também estão organizando eventos em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Em Teresina (PI), o Palácio da Música será o ponto de encontro entre os participantes do projeto Dia da Foto na Lata. Para participar, basta levar uma lata de leite em pó com tampa de metal. O papel fotográfico e os químicos para revelação serão disponibilizados no próprio local.
Existem diversas maneiras de se fabricar uma câmera pinhole. Na internet, é possível encontrar alguns tutoriais. Acesse aqui o tutorial de pinhole sardinha.
Durante os meses de maio e junho, o fotógrafo Dirceu Maués ministrará, no Espaço f/508, o curso Fotografia pinhole e construção de câmeras artesanais.
Fonte: Fotoclube f/508
Nenhum comentário:
Postar um comentário