domingo, 31 de janeiro de 2010

À venda: câmera mais cara e mais antiga do mundo

Não estamos falando de megapixels! No próximo mês de maio, uma casa de leilões da Áustria receberá uma peça muito mais valiosa que qualquer quantia em dinheiro, um daguerreótipo (Giroux Daguerreotype) encontrado recentemente em uma coleção particular de uma família alemã.

Quem viu a câmera afirma que o artefato está incrivelmente conservado em suas condições originais, desde quando foi fabricada manualmente em 1839, por Louis Jacques Mandé, cunhado de Daguerre, que, por sua vez, para autenticar a produção da família, assinou a câmera.

.
O preço mínimo para o leilão é de 200 mil euros. Os donos esperam faturar 700 mil euros com a venda. Eu não tenho esse dinheiro, mas adoraria ver essa câmera de pertinho!

.
Como funciona o daguerreótipo?

Louis-Jacques-Mandé Daguerre foi o inventor do processo de “fotografia” que utilizava uma placa de cobre e uma fina camada de prata polida, que por sua vez “marcava” o metal através de um processo de ativação com vapor de iodo. A descoberta e revelação foram feitas em 1839 e foi utilizada por muitos anos como forma de decoração de objetos caros.
.
Fonte: FósGrafê

Nenhum comentário:

Postar um comentário