Você viu umas
fotos legais com rastros de luz e não sabe o que é ou como fazer? Vou te dar
uma ajudinha!
o O que é Slow Sync
Flash?
Fotografias Slow Sync Flash são feitas combinando o
disparo do flash com uma velocidade baixa de disparo na câmera. Em câmeras
compactas esse efeito acontece muitas vezes acidentalmente quando você usa o
modo noturno (night mode), por não ser possível controlar a velocidade do
obturador ou a potência do flash. Mas em grande parte das DLSR, que
possibilitam controle total da câmera e flash, é possível simular facilmente
este efeito e produzir fotos sensacionais.
Com o Slow Sync Flash você vai poder fazer fotografias incríveis capturando objetos em situações de pouca luz, vai conseguir dar mais “realismo” em cenas de ação e também dar maior sensação de movimento ao tema da sua foto.
Nas câmeras compactas:
É aquele costumeiramente indicado pela silhueta de
uma pessoa emoldurada por um céu estrelado. Nas câmeras mais modernas, cheias
de modos de cena especializados, pode receber também o nome de night
portrait (retrato noturno) ou coisa parecida. Sua função, evidentemente, é
tirar fotos com flash sem deixar de registrar o fundo escuro. Na prática, o que
ele faz é usar o flash para iluminar as pessoas em primeiro plano, mas
combiná-lo a uma exposição longa para capturar mais luz ambiente.
Além
de tornar mais visíveis objetos e paisagens fora do alcance do flash, este
recurso ajuda a preservar as cores naturais do cenário. Só não esqueça que, por
conta da exposição longa, a estabilidade da câmera é quase tão importante
quanto nas fotos sem flash. Dependendo do caso, vale pedir aos fotografados que
não se mexam imediatamente após o disparo do flash, pois o obturador da câmera
ainda estará aberto. E se você for do tipo criativo, ainda pode se divertir com
o slow sync fazendo movimentos deliberados com a câmera assim que o flash
disparar, para capturar todo o tipo de efeito de luz.
o
Preciso de um tripé?
Normalmente
quando trabalhamos com baixa velocidade de disparo, usamos um tripé.
Entretanto, sincronizar o flash na primeira ou segunda cortina e usar a câmera
sem tripé pode criar resultados muito interessantes. Principalmente quando o
fundo tem várias fontes de luz diferentes.
o
O que é, e qual a diferença entre Segunda e Primeira Cortina (Rear and
Front Sync)?
Ao
sincronizar o flash para a Segunda Cortina (Rear Sync), você fará com que ele
dispare somente no final da exposição. Por exemplo, digamos que você tenha
escolhido uma exposição de 1 segundo e o flash em Segunda Cortina, quando o
obturador abrir, a câmera vai capturar a luz ambiente por 0,59 segundos,
disparar o flash, e fechar o obturador. Durante o espaço de tempo entre a
abertura do obturador e o disparo do flash, todo o movimento da câmera ou dos
modelos vão se transformar em rastros de luz na imagem produzida.
Já a sincronização na Primeira Cortina (Front Sync) funciona ao contrário, o
obturador abre, o flash dispara quase que ao mesmo tempo e a câmera continua
capturando a luz ambiente até o obturador fechar novamente. Cada situação de
luz vai produzir um resultado diferente.
o
Como isso ajuda a fotografar cenas de ação?
Ao
disparar o flash em um objeto em movimento (como um carro, por exemplo), toda a
imagem se congela, o objeto é capturado, mas toda a sensação de movimento
desaparece. Porém, se combinarmos o flash com longas exposições podemos
capturar a sensação se movimento e ainda deixar o modelo/assunto nítido. Essa
técnica é ideal para capturar cenas de carros, bicicletas e até crianças ou
animais brincando. Experimente usando a primeira e segunda cortina, e
diferentes tempos de exposição.
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Fonte: Exposure Guide, Techtudo e Kasaphoto
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