domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como usar a técnica de dupla exposição

Você já deve ter visto uma foto difundida na outra e se perguntado: como foi feita essa foto? O mais interessante é que a primeira vista logo pensamos em photoshop e tutorial pra aprender, mas acredite, tem como fazer essa foto direto na câmera! :D

Muitas das técnicas de edição que são usadas no photoshop nasceram, na realidade, bem antes do próprio software ser inventado, nos tempos que só existia a fotografia analógica.

É o caso, por exemplo, da dupla (ou múltipla) exposição, um resultado que começou como um defeito e acabou sendo adotado por muitos fotógrafos como recurso de arte.






O que é a dupla exposição?

É possível definir a dupla exposição como o efeito que acontece quando duas cenas diferentes são mostradas na mesma fotografia, isto é, são sobrepostas. Isso acontecia quando o filme não era girado corretamente e a câmera acabava registrando duas fotos no mesmo espaço do negativo.

Como fazer a dupla exposição com a própria câmera ?

As novas DSLR agora conseguem tirar fotos em dupla exposição como fazíamos (e ainda fazemos) com câmeras analógicas. Mas ao usarmos o sensor no lugar de um filme analógico, as possibilidades são maiores e alguns fotógrafos já estão tirando vantagem disso pra criar trabalhos incríveis como este: 






Com a câmera

Sara K Byrne, americana, fotógrafa de casamentos e retratos, descobriu essa técnica de dupla exposição experimentado com a sua Canon 5D mkIII. Algumas outras câmeras que podem fazer dupla exposição são: Canon 1D X, Canon 6D, a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X100s, Olympus OM-D E-M5. Mas estas não são todas, consulte o manual da sua câmera caso ela não esteja na lista.





Usando o Photoshop

Não existe muito segredo no processo de criar uma dupla exposição no photoshop; como você deve estar imaginando, o que nós vamos fazer é usar uma mesclagem de camadas para conseguir um efeito interessante. Nós vamos usar uma versão bem antiga do photoshop (CS2), porém essas ferramentas são praticamente iguais em qualquer atualização mais recente.


  Arraste o layer para a imagem - mesmo se o ícone indicar que a ação não pode ser feita. (fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Depois de abrir a imagem de fundo, você pode usar o seu método preferido para abrir outra imagem por cima. É possível fazer isso usando a opção “Place”, no menu “File”, ou você pode abrir a segunda imagem em uma janela separada no Photoshop e arrastar o seu layer para dentro da primeira, como mostra a imagem acima.
Nós vamos usar três fotografias, porém você pode usar mais (porém lembre-se de que, com muitas sobreposições, a sua imagem pode ficar sem sentido e muito poluída) ou apenas duas. A camada de fundo permanece intacta, com mesclagem normal e sempre em 100% de opacidade, enquanto a de cima é alterada conforme o resultado desejado.
Teste e escolha o modo de mesclagem que mais combina com as imagens que você escolheu. (Fonte da imagem:Reprodução/Tecmundo)
Se você usar mais do que uma sobreposição, faça isso com uma imagem de cada vez, para poder ter o domínio de cada edição. Clique no layer de cima e vá alterando o modo de mesclagem e a opacidade, como mostra a imagem acima. Alguns modos que costumam ficar bons, principalmente com silhuetas: “Lighten”, “Screen”, “Linear Dodge” e “Color Dodge”.

Se você achar que a imagem de cima poderia aparecer menos, ajuste a opacidade para que a fotografia de base seja mais destacada. Alguns ajustes também são úteis, como os níveis e o seletor de cor, para acentuar sombras e áreas claras e para corrigir misturas de cor que não derem muito certo.


Resultado da sobreposição usando o Photoshop. (Fonte da imagem: Tecmundo/Ana Nemes)
Fonte: Tecmundo, Fotografia Profissional

Quer conhecer o meu trabalho? Clique na imagem abaixo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário