domingo, 3 de abril de 2011

Tendências e Essências

Li um post muito interessante do Daniel Nobre do Cravo e Canela e queria compartilhar com vocês.

Basta pesquisar rapidamente na internet que você vai se deparar com as diversas tendências da fotografia de casamentos. Trash the dress, lentes tilt-shift, fotos desaturadas, vintage, texturas, HDR, Boudoir, são só algumas delas. Na minha opinião, tudo isso é moda, tudo isso passa. Essas tendências demandam mais trabalho e tiram o foco do que realmente interessa. Ficamos concentrados em aprender a fotografar na nova moda, a dirigir os noivos do novo jeito, a usar o novo software, sempre preocupados em ficar para trás, em perder da concorrência. Acabamos perdendo tempo precioso, tempo que poderíamos dedicar a aspectos muito mais importantes da nossa arte.

Fotografia, na essência, não tem nada disso, não tem relação com efeitos de photoshop ou noivas deitadas na lama. Fotografia vai além, precisa de emoção, precisa de honestidade e o foco deve ser nisso.

Já imaginei várias vezes a cena…

A mãe, que foi noiva um dia, mostrando o álbum para os filhos:

- Mãe por que você estava deitada na lama, com vestido de noiva? Porque o papai estava sem camisa abraçado com um coqueiro?
- Filho, foi o fotógrafo que sugeriu. Na época, era moda.
- Aff mãe! Isso parece tão anos 2000.

Na minha opinião, o que fica são os momentos reias, os sorrisos, abraços, beijos, os amigos, os detalhes…

Devemos focar no que realmente importa e deixar as tendências de lado. Descobrir o que realmente importa é um desafio por si só, é relativo, é de cada artista, mas com certeza não é deitar na lama de vestido.

As tendências morrem com o tempo, as fotos boas ficam. Lembre de fotos clássicas, fotos que são referências de arte, que tenham mais de 50 anos… tenho certeza, elas não seguem modinhas.

Um comentário:

  1. Muito boa essa postura. Creio que muitas vezes podemos até perder trabalhos por não sermos adeptos ao que está em moda no momento.

    ResponderExcluir