domingo, 13 de fevereiro de 2011

II Mostra Mineira de Fotografia

II Mostra Mineira de Fotografia, Coletiva de 100 Autores

Centro Cultural Yves Alves e IPHAN – dia 16, quarta, 19h30

A II Mostra Mineira de Fotografia acontece 28 anos após a primeira, que ocorreu em 1982 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reunindo um pequeno grupo de fotógrafos atuantes no Estado naquele momento, entre amadores avançados e profissionais do fotojornalismo. Esta segunda coletiva reunirá de 16 a 27 de fevereiro 100 fotografos nascidos ou residentes em Minas. Cinco curadores foram convidados para fazer a seleção do que será exposto: Guto Muniz, Elmo Alves, Leonardo Lara, Miguel Aun e Tibério França. Cada um com uma formação diferente, valorizando assim a pluralidade de olhares, a diversidade de abordagens sobre o mundo, que somente a fotografia proporciona de forma tão democrática.

Sem uma linha temática e sem pré-determinações específicas, esta mostra coletiva apresenta um recorte da produção fotográfica mineira atual, sem a pretensão de ser abrangente, definitiva ou totalizante. Os 100 fotógrafos selecionados apresentam universos distintos, carregados de uma poética visual particular, capaz de proporcionar ao visitante uma viagem por tempos e espaços deslocados do regionalismo montanhoso de Minas Gerais. São imagens do mundo, de um mundo sem fronteiras, que não se limita ao barroco das igrejas ou ao minério das montanhas. O fotógrafo mineiro é contemporâneo e dialoga com todo o planeta. A linguagem sem texto das imagens fala a língua universal do afeto por um mundo sem limites, infinito.

Realizar esta exposição em Tiradentes tem um sabor completamente diferente. A cidade traz referências de um tempo passado, sendo simultaneamente atual. Este paradoxo contribui para a degustação silenciosa das imagens generosamente cedidas por estes 100 fotógrafos. Aproveitem.

Tibério França


Foto: Cuia Guimarães

Foto: Daniel Protzner

Foto: Déia Quintino

Foto: Gui Machala

Foto: João Marcos Rosa

Foto: Webert Debarry


Nenhum comentário:

Postar um comentário