II Mostra Mineira de Fotografia, Coletiva de 100 Autores
Centro Cultural Yves Alves e IPHAN – dia 16, quarta, 19h30
A II Mostra Mineira de Fotografia acontece 28 anos após a primeira, que ocorreu em 1982 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reunindo um pequeno grupo de fotógrafos atuantes no Estado naquele momento, entre amadores avançados e profissionais do fotojornalismo. Esta segunda coletiva reunirá de 16 a 27 de fevereiro 100 fotografos nascidos ou residentes em Minas. Cinco curadores foram convidados para fazer a seleção do que será exposto: Guto Muniz, Elmo Alves, Leonardo Lara, Miguel Aun e Tibério França. Cada um com uma formação diferente, valorizando assim a pluralidade de olhares, a diversidade de abordagens sobre o mundo, que somente a fotografia proporciona de forma tão democrática.
Sem uma linha temática e sem pré-determinações específicas, esta mostra coletiva apresenta um recorte da produção fotográfica mineira atual, sem a pretensão de ser abrangente, definitiva ou totalizante. Os 100 fotógrafos selecionados apresentam universos distintos, carregados de uma poética visual particular, capaz de proporcionar ao visitante uma viagem por tempos e espaços deslocados do regionalismo montanhoso de Minas Gerais. São imagens do mundo, de um mundo sem fronteiras, que não se limita ao barroco das igrejas ou ao minério das montanhas. O fotógrafo mineiro é contemporâneo e dialoga com todo o planeta. A linguagem sem texto das imagens fala a língua universal do afeto por um mundo sem limites, infinito.
Realizar esta exposição em Tiradentes tem um sabor completamente diferente. A cidade traz referências de um tempo passado, sendo simultaneamente atual. Este paradoxo contribui para a degustação silenciosa das imagens generosamente cedidas por estes 100 fotógrafos. Aproveitem.
Tibério França
Foto: Cuia Guimarães
Foto: Daniel Protzner
Foto: Déia Quintino
Foto: Gui Machala
Foto: João Marcos Rosa
Foto: Webert Debarry
Fonte: Foto em Pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário