sexta-feira, 30 de abril de 2010

Photoshop CS5 - Download



A Adobe acaba de liberar para download a versão de teste do Photoshop CS5. Quem estava com coçeiras nos dedos já pode acessar o site: http://www.adobe.com/ para baixar a versão trial do CS5, tanto para Windows como para MAC, válida por 30 dias. Para fazer o download basta criar um login. Agora é aproveitar e testar todos os novos comandos. Recomendo começar pelos novos recursos do ACR – Adobe Camera RAW e depois partir para o Photoshop, principalmente, usar os novos comandos Puppet Warp e Content Aware Fill. Para o tratamento, entre no menu Adjustments e use muito o HDR Toning. É espetacular! Bons testes.

Fonte: Blog do Altair Hoppe

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Lei e a Fotografia - O que é legal e o que não o é

Eis alguns aspectos que todos nós que fotografamos devemos levar em conta:

Qual o significado do direito à imagem?

Na lei é usado o termo retrato com referência à imagem. Não se refere à “imagem moral” que se encontra protegida noutras normas que fazem, por exemplo, menção à honra e ao bom-nome.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º.

Como é que se obtém ilicitamente uma imagem?

Quando as imagens são obtidas sem o consentimento expresso do cidadão, utilizando meios que violem a privacidade do cidadão como, por exemplo, câmaras escondidas.

O cidadão retratado poderá propor uma acção de indemnização por perdas e danos (mesmo que sejam apenas morais).

Se foram efectuadas filmagens ou registos fotográficos sem consentimento pode ser apresentada uma queixa criminal contra o infractor.

Mas existem situações em que não é necessário o consentimento da pessoa retratada e que mencionamos de seguida.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº1.
Código Penal, Artº 199º.

Pode-se expor ou reproduzir a imagem de um cidadão sem a sua autorização?

Em determinadas situações sim. A pessoa retratada não tem que dar o seu consentimento quando assim o justifique a sua notoriedade, o cargo que desempenha, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.

Pode-se usar a imagem de um homem público, sem sua autorização, para uma campanha publicitária?

Não. Se não existe qualquer relação (causal) entre o produto publicitado e a notoriedade do retratado, não se pode usar a sua imagem.



O facto do retratado ser uma pessoa com notoriedade não justifica a reprodução da sua imagem sem consentimento.



O cidadão retratado poderá propor uma acção de indemnização por perdas e danos (mesmo que sejam apenas morais).



Se foram efectuadas filmagens ou registos fotográficos sem consentimento, pode ser apresentada uma queixa criminal contra o infractor.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº2.
Código Penal, Artº 199º.

Se o fotografarem, sem sua autorização, à janela de casa, essa fotografia é lícita?

Não, uma vez que se trata de uma fotografia em local privado, tem que haver consentimento. Deve-se entender o consentimento como expresso, embora a lei só diga “consentimento” porque só assim existe uma verdadeira protecção do direito à imagem.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º 1º.
Constituição da República Portuguesa, Artº26º.

E se a fotografia for tirada numa praça pública?

A fotografia em local público não tem que ser autorizada se a reprodução da imagem vier enquadrada no local público, ou seja, se o objecto central da fotografia for um local público.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.

Se um cidadão for filmado a ver um evento público, por exemplo uma tourada, essa filmagem pode ser exibida sem a sua autorização?

Sim, uma vez que não é necessário pedir autorização para filmar pessoas que estejam a presenciar factos que hajam decorrido publicamente.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º 2º.

Numa reportagem sobre transportes públicos, podem ser exibidas filmagens de pessoas nas paragens dos autocarros, sem que tenha havido consentimento?

Sim. A fotografia em local público não tem que ser autorizada se a reprodução da imagem vier enquadrada no local público, ou seja, se o objecto central da fotografia for um local público. Neste caso, trata-se de uma fotografia em local público, sendo o objecto central da fotografia as paragens de autocarro.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.

O direito à imagem de uma figura pública é igual ao direito à imagem de um cidadão anónimo?

A imagem do cidadão anónimo é sempre protegida. A imagem de uma figura pública nem sempre é protegida. As excepções são: estar em causa o interesse público; se a situação o justificar pela notoriedade pessoal ou natureza do cargo.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº2.

Podem ser exibidas imagens de grande violência ou morte de determinado cidadão?

Para que haja reprodução dessas imagens tem que haver consentimento do cidadão. Em caso de morte, a autorização tem que ser dada por familiares.

A única excepção é a imagem ser justificada pelo interesse público, contudo nunca poderá ser exibida, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.

Modelo de contrato: CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE IMAGEM

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fotógrafos Famosos - A

 Araquém Alcântara (1951)
.

.
Um dos mais importante fotógrafos de natureza do Brasil nasceu em Florianópolis (SC) e foi criado em Santos, no litoral de São Paulo. A trajetória profissional de mais de três décadas inclui passagens pelas revistas "Isto É" e "Veja", mas foi mesmo na carreira independente a partir de 1985 que Araquém Alcântara mais se destacou.
Por todo o país, o premiado fotógrafo captura com sua objetiva, desde os anos 1970, a biodiversidade e cultura brasileiras. Araquém já esteve em todos os parques nacionais, realizou dezenas de exposições individuais e publicou 39 livros --entre eles, "Terra Brasil", obra de referência para ambientalistas, profissionais e viajantes, que foi publicada em 1998 e é, até hoje, o livro de fotografias mais vendido do país.
A carreira de sucesso também é reconhecida no exterior. Araquém foi o primeiro brasileiro convidado a produzir uma edição especial para a revista "National Geographic", intitulada "Bichos do Brasil", possui fotografias em acervos de museus internacionais e é o único brasileiro a integrar a equipe de um dos maiores bancos de imagens da vida selvagem do Japão, o Nature Productions, de Tóquio.

Da sua produção constam:

16 livros
18 livros em co-autoria
3 prêmios internacionais e 32 prêmios nacionais
56 exposições individuais e 25 exposições coletivas
inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior.
.




.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Câmera sem lente grava trajeto do sol por seis meses

Entre os meses de junho e dezembro do ano passado, o "Mr. Mallon" filmou o trajeto do sol em um só pedaço de filme, esquecido no jardim da casa dele. Este é o belíssimo resultado.
.
.
Este é um bom exemplo do que se pode fazer com uma câmera pinhole, onde você simplesmente deixa um filme fotográfico em uma câmera feita em casa (bem fácil de fazer, o Mr. Mallon seguiu estas instruções aqui) e a deixa no quintal, pronta para gravar o trajeto do sol lá no céu.

O filme foi escaneado, e então obteve-se o negativo para ilustrar claramente o trajeto solar. Não parece o rastro de um OVNI, ou algum tipo de campo de distorção?

Fonte: Gizmodo

domingo, 25 de abril de 2010

Câmera do tamanho de uma unha tira fotos de verdade



O criador desta minúscula câmera cometeu dois erros. Um: ela é estilizada como uma Lomográfica Olho de Peixe, mas não tira foto Olho de Peixe. Dois: ela não está à venda ainda, e eu exijo ter dez.

Segundo o criador Francesco Capponi, esta pequena câmera funciona mesmo, sendo capaz de tirar fotos como esta abaixo. Beleza, não tem comparação como uma lomográfica, mas o pequeno tamanho é mesmo impressionante.


Fotógrafos Famosos - A

A maioria das pessoas chegam até o meu blog procurando por Fotógrafos Famosos. Então resolvi listá-los em ordem alfabética e cada dia falar um pouquinho de um.

Ansel Adams
.
.
Ansel Adams foi um fotógrafo dos Estados Unidos da América (São Francisco, 20 de Fevereiro de 1902, Carmel-by-the-Sea, 22 de Abril de 1984). Em 1916 realiza fotografias no Parque Nacional de Yosemite, numa viagem com a família, usando uma Kodak Nº 1 Box Brownie que ganhou de presente dos pais. Adams voltaria todo ano para lá até o final de sua vida. Suas fotografias mais conhecidas são as desse parque, principalmente as do grande monólito.
O ano de 1926 foi importante na carreira de Adams. Ele tirou uma fotografia no parque Yosemite, conhecida como Monolith, a Face of Half Dome, na sua primeira grande viagem. Essa imagem constitui uma espécie de marco inicial do reconhecimento do trabalho fotográfico de Adams.
.
Monolith, Face of Half Dome
.
Ansel Adams foi um fotógrafo eminentemente técnico. Esse controle começa no conhecimento detalhado das possibilidades de uso da câmera, e quanto menos automática ela for, quanto mais controles manuais ela possuir melhor para o fotógrafo, pois assim será capaz de realizar o controle criativo imagem. Daí a preferência de Ansel Adams por máquinas de grande formato, suas fotos em 35 mm são poucas e não tão famosas. As câmeras de grande formato permitem um controle extremamente amplo das possibilidades de produção da fotografia, e parecem se adaptar muito bem ao estilo de fotografia que Adams tem, que é a preferência por fotografias de paisagens.

A série de livro de Adams é uma ferramenta valiosa para todos aqueles que se interessam pela fotografia enquanto processo criativo. Ele chega a desenvolver uma teórica fotográfica, o sistema de zonas para facilitar as possibilidades de controle criativo da fotografia. Mas ele mesmo diz que está sugerindo processos que desenvolveu ao longo de sua vida, antes de tudo propõe formas de se trabalhar e não uma cartilha para ser seguida: "Existe gente demais fazendo somente o que lhes disseram para fazer. A maior satisfação que podemos obter da fotografia está na realização de nosso potencial individual, na percepção única de algo e em sua expressão por meio da compreensão dos instrumentos. Tire proveito de tudo: não se deixe dominar por nada, a não ser por suas próprias convicções. Jamais perca de vista a importância essencial do orifício. Qualquer esforço humano que valha a pena depende de muita concentração e grande domínio dos instrumentos básicos."
.




.
Fonte: Wikipedia

sábado, 24 de abril de 2010

Faça a sua Pinhole!

Como foi dito no post anterior, neste Domingo (25/04) comemora-se o Dia Mundial da Pinhole. Resolvi procurar mais a respeito e dar uma força para você construir a sua própria Pinhole usando filme 35mm.

O Dia Mundial da Fotografia Pinhole acontece todo ano no último domingo de Abril.

Antes de começar, vale a pena dar uma passada no site do evento, eles disponibilizam diversos links sobre Pinhole, desde o básico para quem quer conhecer um pouco mais da técnica, tutoriais para construir câmeras e fóruns sobre a fotografia do buraco da agulha.

.
Para quem quer construir uma câmera Pinhole, um site que tem vários modelos é o Corbis Readymech Cameras onde eles disponibilizam várias Pinholes (lindas!!) em PDF. Basta ter impressora, tesoura, cola e começar!
.

.
Outra câmera que pode ser feita em casa é a Pinhole de Sardinha. O fotógrafo Marcos Campos fez um tutorial muito bom ensinando a construir uma!
.

.
Embalagens de cartão também são boas para fazer uma Pinhole. Encontramos um vídeo no YouTube que mostra como montar uma usando uma caixinha de suco. Nós achamos o vídeo muito divertido e com materiais que todo mundo tem em casa.
.
.
Comemorando o Pinhole Day aqui no Brasil temos vários workshops e saídas no Domingo. No site do WWPD você encontra todos os eventos do Pinhole Day aqui no Brasil.

Fonte: Toy Camera

Dia Mundial da Fotografia Pinhole

Foto: José Rosa
Amanhã é o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Para celebrar a data, alguns amantes desta técnica fotográfica se reunirão neste fim de semana no V Pinhole Day no Planalto. O fotógrafo José Rosa, autor do Projeto Fotolata, fará demonstrações da técnica pinhole no pátio do Museu da República, em Brasília, no sábado e no domingo.

A imersão na fotografia pinhole exige apenas alguns poucos recursos: uma câmara escura (que pode ser uma lata pintada de preto por dentro), papel fotográfico (ou filme) e químicos para revelação. No site do Projeto Fotolata, há um vídeo que registra uma das oficinas ministradas a crianças por José Rosa. Antes de fotografarem, os alunos ouvem a explicação do fotógrafo acerca do processo de formação da imagem após a passagem de luz pelo buraquinho na lateral da lata. A revelação das fotos é feita dentro do trailer de José Rosa.
Outros estados também estão organizando eventos em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Em Teresina (PI), o Palácio da Música será o ponto de encontro entre os participantes do projeto Dia da Foto na Lata. Para participar, basta levar uma lata de leite em pó com tampa de metal. O papel fotográfico e os químicos para revelação serão disponibilizados no próprio local.
Existem diversas maneiras de se fabricar uma câmera pinhole. Na internet, é possível encontrar alguns tutoriais. Acesse aqui o tutorial de pinhole sardinha.
Durante os meses de maio e junho, o fotógrafo Dirceu Maués ministrará, no Espaço f/508, o curso Fotografia pinhole e construção de câmeras artesanais.

Livro Classic Glamour Photography - Download

.
Classic Glamour Photography: Techniques of the Top Glamour Photographers



Amphoto Books | 2003 | ISBN: 0817436731 | 160 pages | PDF |77 MB



terça-feira, 20 de abril de 2010

Guia sobre siglas e denominações de lentes

Deu no OlhaVe



Este post é meramente de utilidade pública.

Para quem tem dúvida sobre aquelas letras, siglas e etc e tal que aparecem nas lentes, seus problemas acabaram! Clique aqui e veja um completo guia sobre siglas e denominações de objetivas e lentes fotográficas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Flash TTL



Pra quem não sabe está acontecendo (na verdade hoje é o último dia) o congresso Wedding Brasil em São Paulo.
Aí está o material divulgado pelo Raphael Fraga sobre flash TTL.

Clique aqui!

Fonte: raphafraga (twitter)